Escolha uma Página

Qualquer obra comercial precisa de um bom planejamento. Com ele, é possível traçar um cronograma de obras e um orçamento adequado. Dessa forma, o gestor e a equipe conseguem fazer um trabalho organizado e eficaz. Mas esse é o mundo ideal. 

Existem muitos fatores que podem atrasar uma obra comercial, o que causa bastante prejuízo ao empresário. Quanto mais tempo de interrupção das atividades, menor a lucratividade do negócio.

Considerando isso, apontamos 7 fatores que comprometem o bom andamento da obra e como evitá-los!

Planejamento mal feito

Por inúmeros motivos, o planejamento de uma obra comercial pode ser mal feito. Um erro de projeções ou orçamento, por exemplo, pode comprometer as ações. O mesmo ocorre diante da falta de um plano, com as atividades definidas com prazo.

Quando o planejamento é insatisfatório, é muito difícil contornar imprevistos. Diante das mudanças, torna-se complicado tomar decisões efetivas baseadas nos objetivos estratégicos da empresa. Com isso, os atrasos aparecem até que as ações consigam retomar o fluxo inicial.

Se você não deseja passar por essa situação, tenha um planejamento estratégico da sua obra. Esse documento descreve detalhadamente cada fase do projeto. Existe um plano de ataque com prazos e responsabilidades definidas. As estratégias são traçadas para atingir os objetivos propostos.

Esse plano de obras organiza o planejamento estratégico do projeto. Ele influencia em todas as etapas, desde a definição de sistemas construtivos e a contratação de mão de obra, até a compra de materiais. Se feito corretamente, a condução da execução é tranquila. 

Demora no licenciamento da obra

Antes de começar a trabalhar no terreno, a construtora deve fazer a regularização do projeto junto às autoridades municipais. A etapa, chamada de licenciamento da obra, é minuciosa e demanda uma série de documentos.

Ela é um dos fatores que podem atrasar sua obra comercial. A situação é muito comum quando se contrata empresas com pouca expertise no segmento do seu negócio. Ela também pode ocorrer se a construtora é muito nova no mercado. 

Nos dois casos, essas empresas não conhecem profundamente as normas aplicáveis ao projeto ou não construíram uma boa reputação junto à municipalidade. O resultado é a demora, se algum processo não for verificado em tempo hábil.

Para evitar esse problema, é importante contar com a experiência de uma construtora confiável. Se ela for especialista em obras comerciais do seu segmento, melhor. 

Erro no orçamento da obra comercial

Um dos pontos que integram o planejamento estratégico da obra é o orçamento. É um pilar da organização de qualquer projeto, por menor que seja. A mera reforma da sala de uma residência deve ter um orçamento definido.

Na obra comercial, o orçamento inicial deve ser feito de maneira precisa. É importante deixar uma margem (cerca de 10% a 15% do valor) devido às oscilações de preço. No momento, estamos vivendo uma alta de insumos na construção civil, por exemplo. Quem não fez o orçamento com essa sobra certamente está passando por problemas.

Um erro no orçamento pode atrasar um projeto. Há casos em que a verba do cliente acaba, e há casos em que o planejamento foi mal feito. Seja como for, essa falha custará dias (e talvez meses) de trabalho.

Para minimizar este impacto, o uso de tecnologia na gestão de obras é uma saída. Existem softwares voltados para a construção civil capazes de trazer precisão para todo o projeto. Outra maneira de evitar o problema é fazer um orçamento completo e certeiro. 

O passo a passo de um orçamento de obra não é complexo. Você deve fazer o levantamento dos custos diretos e indiretos e entender as composições de custos unitários. Além disso, deve considerar os impostos. Contar com uma construtora parceira ajuda muito na hora de elaborá-lo!

E quando o projeto já estiver em execução, adote algumas práticas para não fugir do orçamento da obra empresarial:

Faça uma boa apuração e análise da obra empresarial;

Tenha a parceria de uma construtora confiável;

Faça uma boa cotação de materiais;

Avalie a composição de custos;

Fique atento aos desperdícios;

Utilize a curva ABC.

Problemas com fornecedores

Um dos principais fatores que podem atrasar sua obra comercial são os problemas com fornecedores. A primeira escolha do empresário é a construtora responsável por todo o projeto. Neste momento, ele deve avaliar diversos pontos, especialmente o prazo de entrega. E é exatamente aqui que a má fama da construção civil é reforçada.

Muitas construtoras, na ânsia de conseguir boas oportunidades, prometem prazos que não são exequíveis. Se elas não estiverem no segmento de Fast Construction, com construtoras express que estão acostumadas com obras rápidas, é improvável que cumpram.

O atraso é certo nesses casos. Por isso, é importante escolher uma construtora confiável capaz de cumprir o prazo que você precisa.

Infelizmente, esse não é o único problema com fornecedores. Pode ser só o primeiro, pois durante a execução do projeto, há compras de materiais e insumos. Problemas na entrega ou no recebimento deles também causam atrasos. Há, ainda, materiais que não podem ser estocados ou produzidos no canteiro, como os serviços de concretagem. Isso é mais um risco.

Na tentativa de evitar o atraso por problemas com fornecedores, é interessante ter uma segunda opção de fornecimento. Contar com um parceiro para suprir necessidades urgentes é outra medida eficaz. E ter um gerente de obras capaz de controlar adequadamente o fornecimento conforme as atividades do canteiro de obras é fundamental.

Falta de mão de obra especializada

Existe uma dificuldade em encontrar mão de obra especializada na construção civil. Em projetos específicos, como o caso de uma obra comercial rápida, isso é ainda mais evidente. Afinal, os profissionais devem estar acostumados com o método Fast Construction e com a forma de construção que o segmento utiliza.

Muitas vezes, a falta de mão de obra qualificada é a causa do atraso da obra comercial. Dificuldade em ser produtivo dentro do método proposto e não cumprir prazos é algo comum em profissionais sem capacidade adequada. 

Esse fato pode, inclusive, causar sobrecarga na equipe. Como assim? Ela foi dimensionada corretamente para um projeto, mas não considerava que existiam profissionais pouco qualificados para o trabalho. Com isso, até que se encontrem outros trabalhadores capacitados, a equipe ficará sobrecarregada.

Com o fim de prevenir essa situação, é interessante contar com uma construtora que possui uma equipe motivada e qualificada. Além disso, preze pelo bom gerenciamento de obras, pois ele contribui para a gestão de pessoas no canteiro de obras.

Logística deficiente na obra comercial

Seguindo essa ideia da falta de especialização, existe um outro fator que compromete o andamento da obra comercial: a logística deficiente. Você já parou para pensar em como o layout do canteiro pode atrapalhar os trabalhos? 

Há canteiros que permitem o fácil acesso de pessoas e equipamentos. Por outro lado, há espaços que são um entrave à execução, repercutindo negativamente sobre a produtividade. Isso é uma causa comum de atrasos em obras que não possuem um gerente de obras atento. É ele quem cuida da disposição ideal do canteiro, do fluxo de materiais e dos serviços em execução.

Portanto, para sanar uma logística deficiente, conte com um bom gestor para melhorar a integração no canteiro e evitar atrasos, desperdícios e perdas. As soluções tecnológicas aplicadas à construção civil podem, inclusive, auxiliar nessa gestão. São ferramentas versáteis, práticas e flexíveis, que trazem ótimos insights em tempo real sobre a obra.

Mau tempo

Por fim, deixamos o mau tempo como último fator que causa o atraso de uma obra comercial porque é bastante óbvio. Na verdade, é sempre a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de atrasos na construção civil. Isso acontece porque é o único fator que não pode ser controlado.

De fato, as chuvas podem atrapalhar muito o trabalho na construção civil, porque é impossível construir em um solo que virou lama. Nesses casos, a única saída é otimizar o tempo e adiantar as ações que não dependem de condições climáticas. Quando as chuvas são ininterruptas, o gestor da obra deverá reprogramar todo o cronograma. Assim, conseguirá, mesmo com atraso, ter excelência na entrega. 

Mesmo diante dessa ocorrência natural, vale fazer uma ressalva. É possível estudar as chuvas para que elas não causem interferências no projeto. Construtoras experientes costumam fazer um estudo pluviométrico da região. Com ele, descobrem os lugares com maior incidência de chuva no período analisado.

Por isso, podemos dizer que as situações de chuvas podem ser previstas no planejamento do projeto. Os gestores fazem o mapeamento de riscos e criam estratégias de contingências inclusive para essa situação. Assim, podem remanejar as atividades caso percebam a ocorrência de chuvas próximas. 

A execução dentro do prazo de uma obra comercial depende de uma série de atitudes por parte da construtora. Fazer um bom planejamento, com orçamento preciso, é um passo inicial. Contar com fornecedores confiáveis e mão de obra especializada é fundamental. Em suma, uma gestão de obras eficiente é capaz de evitar problemas que dão origem aos atrasos na construção civil.

Por isso, conte com o auxílio de uma construtora capaz de realizar uma entrega de qualidade e dentro do prazo, como a Binar Construtora. Nós temos uma equipe qualificada para fazer uma boa gestão de obras. 

Inclusive, um bom modo de fazer essa gestão é por meio do diário em tempo real. Veja como revolucionar os projetos empresariais com o diário de obra em tempo real!