Escolha uma Página

Na Engenharia Civil, chamamos de tecnologia de construção o estudo e a aplicação de ferramentas, métodos e técnicas nessa indústria. Este segmento vem sendo influenciado pela transformação digital, que traz constantemente novidades e inovações tecnológicas. 

Elas geram progressos relevantes não só na Engenharia Civil, mas em todos os campos da Engenharia. Seu foco é trazer maior produtividade e margem de lucro para todos os envolvidos, sem deixar de lado a satisfação do usuário final. Com a indústria 4.0, sem dúvidas será possível atingir os objetivos propostos.

Neste cenário, apresentamos a seguir algumas tecnologias que estão revolucionando a Engenharia Civil em diversos âmbitos. Mas, antes, fizemos um breve recorte sobre a importância da tecnologia para a construção civil.

Confira!

Importância da tecnologia para a construção civil

A tecnologia na construção civil é fundamental para conferir eficiência às atividades de produção. As inovações tecnológicas são aliadas na redução e na eliminação do desperdício, que é um dos maiores problemas do setor. E por que esse desperdício ocorre?

Em primeiro lugar, os projetos de construção são complexos e multidisciplinares. Isso dificulta a gestão dos recursos materiais, humanos, financeiros, o que pode gerar grandes desperdícios. Neste mesmo sentido, a complexidade também é um desafio grande para o prazo de execução das obras. Daí a péssima fama da Engenharia Civil de demorar anos para entregar um empreendimento.

Felizmente, mesmo tendo o tempo com um dos recursos mais escassos, a Engenharia Civil pode contar com a tecnologia para aprimorar seus processos. É ela, inclusive, que permite a existência do nicho de Fast Construction e a entrega de obras rápidas, sem perder em qualidade.

Dessa forma, podemos dizer que a tecnologia na construção civil combate diretamente os desperdícios. No entanto, ela vai além, porque permite:

  • racionalizar e modernizar processos e na inovação;

  • priorizar a melhoria na qualidade das edificações;

  • inovar e desenvolver novos produtos.

Inovações que revolucionam a Engenharia Civil

As inovações têm o poder de transformar a Engenharia Civil, desde as etapas de planejamento até a entrega da obra. Mas quais são essas inovações? Listamos a seguir uma série delas. Acompanhe!

Nanotecnologia

Nanotecnologia, de acordo com Delmárcio Gomes da Silva, professor do Instituto de Química da USP, é o “design e a produção de estruturas, materiais e dispositivos a partir do controle da forma e do tamanho em escalas nanométricas”. Aplicada à Engenharia Civil, é uma tecnologia revolucionária que traz inovações relevantes no desenvolvimento de materiais mais resistentes. 

A utilização de nanotubos de carbono para produzir cimentos e concretos é um ótimo exemplo, pois aumenta a resistência às tensões exercidas sobre esses materiais. Outro bom exemplo da nanotecnologia na Engenharia Civil é a criação de vidros autolimpantes, que mantêm sua superfície limpa a partir da água da chuva e dos raios ultravioleta.

Digital Twins

Digital Twins ou gêmeos digitais são tecnologias que correspondem a representações virtuais de objetos reais. Elas são desenvolvidas no ambiente do processo de modelagem BIM (Building Information Modeling), o conjunto de informações geradas e mantidas no ciclo de vida de um edifício.

E como eles atuam na Engenharia Civil? Permitindo conhecer possíveis falhas na construção e o comportamento de materiais antes de o projeto sair do papel. Para tanto, os dados se inspiram em padrões semelhantes para simular o desempenho da edificação que está sendo planejada. Dessa forma, os profissionais conseguem prever e avaliar as funcionalidades do projeto para obter o máximo de eficiência.

Impressão 3D

Você provavelmente viu que, no início de 2020, foi construído um prédio em Dubai de dois andares que é a maior já feita com impressora 3D. Foram necessários somente 3 funcionários no canteiro de obras para imprimir paredes e teto por meio de prototipagem rápida e movê-los por um guindaste para erguer o edifício.

A construção se deu com uma mistura de compostos reciclados, gesso e cimento, exceto pelas fundações. Sem dúvidas, a impressão 3D é uma das inovações impactantes da Engenharia Civil. 

Bioconcreto

Bioconcreto, concreto vivo ou concreto inteligente é um material pensado para resolver as rachaduras no concreto que aparecem após um tempo de uso. A mistura, bastante semelhante ao material convencional, possui agentes de cura, que são bactérias adormecidas que se mantêm junto a uma fonte de alimento (lactato de cálcio).

Elas ficam dentro de uma cápsula de plástico biodegradável e, quando o concreto sofre infiltrações, a água desperta esses microrganismos. Ao se alimentarem com o lactato, eles produzem calcário e preenchem os buracos no concreto.

Concreto poroso

Seguindo a linha de inovações de concreto, o concreto poroso é adequado para o combate de alagamentos em cidades, se aplicado nas técnicas de pavimentação de rodovias e ruas. Por ser fabricado com grãos de areia e rocha, a porosidade facilita a drenagem e a absorção da água durante as chuvas. 

Sem falar que ele ajuda a diminuir a temperatura devido à cor esbranquiçada do produto, que reflete melhor os raios solares.

Produtos pré-fabricados

Os produtos pré-fabricados vêm ganhando cada vez mais espaço na Engenharia Civil por proporcionarem economia de dinheiro e tempo. Essas estruturas são produzidas fora do canteiro de obras e servem para diferentes finalidades.

O drywall, por exemplo, são divisórias feitas de gesso acartonado que apresentam leveza e versatilidade, além de prevenir a sobrecarga na estrutura da construção. Eles são facilmente transportados ou removidos, o que facilita bastante na execução do projeto.

Infelizmente, porém, há um mito de que esse material não atende aos requisitos de estanqueidade, acústica e conforto térmico. No entanto, como apontamos, é somente um mito que faz com que o cliente opte pelo tijolo e massa de areia e cimento.

Robôs-cupins

Robôs-cupins são pequenos robôs que trabalham coletivamente em projetos estruturais. Na Engenharia Civil, esses robôs são capazes de, por meio de seus sensores, reconhecer blocos de concreto ou madeira, fazer sua captura e os organizarem de maneira alinhada. Quando terminam uma fileira, recomeçam o trabalho.

Essa tecnologia é programada previamente com as informações relativas ao projeto e as regras que devem ser seguidas. É uma inovação que permite otimizar o tempo e o trabalho.

Máquinas automatizadas e estações robóticas

Seguindo essa ideia de robôs no canteiro de obras, algumas das inovações da Engenharia Civil abordam exatamente as máquinas automatizadas. Elas são controladas à distância por funcionários qualificados e agregam agilidade e segurança aos processos, além de produzirem itens em grande escala.

Algumas tarefas operacionais repetitivas, como apertar parafusos, podem ser feitas por esses equipamentos ao invés de gastar mão-de-obra nesta função. O mesmo ocorre com a soldagem de peças, o que evita a exposição de empregados a riscos.

As estações robóticas, conhecidas da topografia, também são equipamentos utilizados na fase inicial de uma obra. Elas fornecem, de maneira mais rápida, informações sobre a grandeza do espaço, além de monitorar a estrutura do solo que receberá a construção.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia imersiva que faz a diferença nos projetos de construção civil. O uso de softwares para expressar desenhos nesse formato permite aos profissionais corrigir possíveis erros antes que a edificação seja erguida ou, até mesmo, identificar defeitos em uma construção já pronta.

É uma forma de enxergar pequenas rachaduras, por exemplo, que não seriam vistas a não ser que comprometessem parte da estrutura.

A Binar Construtora também utiliza tecnologias que revolucionam a Engenharia Civil sempre que elas são adequadas ao projeto de seus clientes. Com o diário de obras em tempo real, por exemplo, permitimos que os clientes acompanhem passo a passo como está o andamento do projeto. Esse é apenas um exemplo. 

Em muitos casos, por sermos especializados em obras rápidas, precisamos adotar tecnologias para fazer tudo com qualidade e agilidade. Estamos, a todo o momento, conectados com o mercado de novas tecnologias e implantamos uma cultura em nossas obras de “Lean Construction”. 

Neste sentido, utilizamos ferramentas inovadoras, equipamentos de transportes verticais e horizontais que reduzem o tempo dos trabalhos, materiais de acabamentos e instalações cuja utilização é facilitada, dentre outras tecnologias. Afinal, a tecnologia vem para aprimorar processos e atender às necessidades de seu público-alvo. 

Converse conosco e veja os diferenciais da nossa atuação!