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A gestão de obras é uma prática intrínseca a qualquer construtora. Afinal, a empresa responsável por um empreendimento deve administrar não só as etapas do projeto a ser executado, mas também o pessoal e a alocação de recursos. 

Apesar de ser uma tarefa essencial, nem todas as construtoras apresentam uma gestão de obras eficiente. Isso causa problemas no canteiro de obras, no relacionamento com o cliente e, claro, na entrega de qualidade.

Felizmente, não é o caso da Binar. Nossa gestão de obras é foca em 5 pilares que nos tornaram case de sucesso. Conheça!

Gestão de Obras da Binar

A gestão de obras da Binar Construtora se baseia em 5 pilares: 

  1. Gestão ágil e participativa;

  2. Gestão enxuta (Lean);

  3. Gestão de Cumplicidade com o cliente;

  4. Gestão de Controle e acompanhamento;

  5. Gestão pós-venda.

Gestão ágil e participativa

Uma gestão de obras ágil e participativa é aquela em que as informações circulam de forma rápida e correta entre todos os departamentos da empresa. Na Binar, todos os profissionais têm conhecimento das obras em andamento e sob nossa responsabilidade. A integração e a ajuda mútua entre os gestores de cada área é determinante para uma entrega de qualidade e dentro do prazo.

É preciso destacar que essa gestão de obras integrada traz muitos benefícios para a Binar, mas também para o cliente. Ela nos permite ter uma melhor tomada de decisão, especialmente quando há necessidade de alterar o projeto do cliente por algum motivo. 

No entanto, como todos os profissionais sabem sobre os projetos em andamento, é também possível ter outras vantagens, como:

  • Padronização e otimização de processos: uma gestão de obras integrada, envolvendo todas as áreas da empresa, trazem maior conexão aos processos, bem como padronização. Nossos gestores conseguem controlar melhor todas as etapas do projeto.

  • Redução de retrabalho: com as informações conectadas a todo o momento e visíveis para profissionais e clientes, o fluxo de trabalho flui de forma mais coerente, eficiente e rápida. 

  • Redução de custos: com menor retrabalho e erros, experimentamos ganhos em produtividade, o que auxilia na otimização dos recursos e, consequentemente, redução de custos.

Gestão Enxuta (Lean)

Gestão enxuta é uma gestão baseada em evitar qualquer tipo de desperdício. Isso abrange tempo, planejamento, processos, suprimentos, logística e qualquer etapa do projeto de construção. Na Binar Construtora, todas as etapas da obra são pensadas para uma execução que preze por gastar somente o tempo e o custo necessários para agregar valor ao cliente e ao processo. 

Em outras palavras, podemos dizer que uma gestão de obras baseada em uma gestão enxuta leva a máxima “Tempo é dinheiro” bem a sério. Esse método traz uma série de benefícios, porque elimina tudo aquilo que não agrega algo ao cliente.

Nós não precisamos realizar inúmeras reuniões com o cliente para entender e planejar o projeto desejado. Nós precisamos, na verdade, de reuniões eficientes que vão no cerne da questão. A gestão enxuta é aquela que vai direto ao ponto, que possui estratégias para que os processos sejam realmente eficazes.

A metodologia Fast Construction só é possível porque existe a gestão enxuta, uma vez que entrega o projeto com qualidade em um menor intervalo de tempo. Ou seja, com agilidade e precisão. 

A gestão enxuta está diretamente ligada à gestão ágil e participativa. Nossos times, para evitar desperdícios e terem maior desempenho, precisam de maior integração e comunicação.

Da mesma maneira, liderados por especialistas, devem ter autonomia para agir quando necessário e resolver potenciais problemas. Não à toa, trabalhamos com profissionais extremamente qualificados para a execução de obras rápidas. 

Gestão de Cumplicidade com o cliente

Quando um cliente chega com a ideia de um novo empreendimento, é preciso entender tudo que está por trás da obra. É uma expansão do negócio para ampliar o alcance da atividade? É uma reforma para alavancar os resultados da empresa? O objetivo da obra diz muito sobre as necessidades e as dores dos clientes, bem como suas expectativas em relação a ela.

Por isso, a gestão de obras da Binar é focada no cliente. Procuramos nos adequar ao que é posto pelo cliente, de forma a compreender suas razões e ambições. Por isso, desde o início do processo, ainda na contratação da Binar, nosso objetivo é identificar o que ele precisa.

Para tanto, precisamos abrir uma comunicação constante, transparente e eficaz, sempre considerando agilidade, participação e nenhum desperdício. Isso significa trazer o cliente para junto de nosso time, de modo que ele entenda que o sucesso da obra depende diretamente de sua ajuda e sua influência em todo o projeto.

A cumplicidade com o cliente, inclusive, é o que torna a Binar uma referência quando o assunto é entrega de qualidade em curto prazo. Executar um projeto como esse só é possível quando o cliente é participativo e deixa claro suas expectativas e necessidades. É o sucesso do cliente antecedendo o sucesso da Binar.

Gestão de controle e acompanhamento

Uma gestão de obras sem acompanhamento e controle não é nada. Qualquer gestão pressupõe planejamento, execução, controle e melhoria. Em um projeto de Fast Construction, as etapas podem até se sobrepor, mas o controle é constante e ainda mais necessário.

Por isso, efetuamos diariamente o acompanhamento de todas as nossas obras. Essa atividade constante de controle nos permite identificar qualquer desvio em relação ao projeto contratado. Para tornar esse acompanhamento ainda mais eficiente, damos acesso aos clientes ao diário de obra em tempo real para acompanhar todos os trabalhos. 

O diário de obra em tempo real é um relatório detalhado de tudo que acontece no desenvolvimento do projeto diariamente. Serviços executados, disponibilidade de recursos, condições do tempo, equipamentos utilizados.

Qualquer fator relevante é anotado no documento para que o engenheiro ou técnico responsável, bem como os clientes, tenham clareza de tudo que acontece na construção. Veja outras vantagens do diário de obra:

  • Avaliação eficiente: as informações são essenciais para o acompanhamento de todos os serviços prestados, permitindo ao cliente a avaliação da qualidade do trabalho executado.

  • “Gestão” de imprevistos: ao registrar eventos, o responsável técnico ou engenheiro pode atuar melhor com imprevistos e problemas, com o auxílio do cliente quando necessário.

  • Garantia de cumprimento de prazos: o diário de obra serve também para listar cronologicamente as atividades atividades do projeto, o que aprimora a gestão do tempo.

  • Maior qualidade e desempenho: os profissionais seguem os melhores padrões técnicos de qualidade no projeto, porque estão sempre sendo orientados.

  • Transparência: clientes e profissionais podem visualizar e inspecionar a execução do projeto, evitando erros, mensagens mal interpretadas e enganos.

Enquanto nós utilizamos o diário para fazer a gestão de obras, seu acompanhamento e controle, o cliente pode ver tudo que acontece no canteiro. Quando percebemos que algo pode implicar em alteração de custo, prazo e qualidade, o problema é imediatamente exposto ao cliente.

E, sem dúvidas, esse problema jamais será exposto sem uma avaliação e solução plausível. Ou seja, o acompanhamento e o controle da obra dá ao cliente, inclusive, a decisão sobre seu projeto a todo o momento.

Gestão do pós-venda

Por fim, o último pilar da gestão de obras da Binar é a gestão do pós-venda. Essa etapa do processo comercial é tão ou mais importante do que as demais, porque ela certifica que o projeto contratado foi executado.

Olhando pelo aspecto empresarial, o pós-venda inclui as ações necessárias para manter uma relação duradoura e satisfatória com o cliente, sempre com foco em atender às suas necessidades. É isso que fideliza o cliente e cria o laço de confiança e lealdade, certo?

Na Binar, procuramos sempre entregar os nossos processos com todos os apontamentos feitos pelo cliente resolvidos. É o que chamamos de “checklist com pendência zero”. Entendemos que esta etapa é fundamental, pois finalizamos a etapa da obra, mas a partir desta data, a responsabilidade de operação e manutenção da estrutura cabe ao cliente. 

É claro que isto não exime nossa responsabilidade de eventuais defeitos, mas entendemos é uma forma mais transparente de atestar que as expectativas foram cumpridas. Para nós, é um pós-venda muito mais sadio, porque o cliente “declara” sua satisfação na entrega.

Na maior parte dos casos, esse pilar da gestão de obras da Binar é bastante natural, porque nossa gestão de controle e acompanhamento é muito eficaz. Como apontamos, o diário de obra facilita qualquer necessária alteração no projeto, sempre visando a satisfação do cliente com a entrega de qualidade dentro do prazo.

Em outras palavras, a Binar cumpre com o que promete, que é um projeto executado em curto prazo sem deixar de lado a qualidade. Afinal, nossos clientes merecem o melhor e ter todas as expectativas iniciais e possíveis atendidas. Para nós, nada é mais importante do que o negócio do cliente.

 

A gestão de obras da Binar envolve agilidade e participação, desperdício zero, cumplicidade com o cliente, gestão de controle e acompanhamento e um pós-venda fundamental para que nossa relação seja duradoura. É isso que nos coloca como case de sucesso no mercado.

Quer conhecer mais sobre a Binar? Veja nossos diferenciais no nicho de Fast Construction!