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Você provavelmente conhece o conceito de planejamento estratégico, mas sabe como ele é aplicado em obras comerciais?

Esta etapa de fundamental importância na construção civil pode evitar problemas enormes durante a execução do projeto. Mas para que isso aconteça, é preciso elaborar o planejamento com cuidado. O ideal é contar com uma empresa especializada neste tipo de obras para não precisar se preocupar com isso.

Confira a seguir o que é o planejamento estratégico de obras, sua importância e algumas dicas para montar um!

Planejamento estratégico de obras

Falar de planejamento estratégico no mundo corporativo é pensar em análises profundas dos ambientes interno e externo de uma empresa. Não à toa, ele deve ser pensado quando um negócio está começando sua incursão no mercado e também de tempos em tempos.

Por meio de um planejamento estratégico, o empresário conhece quais são as oportunidades e as ameaças, os pontos fortes e fracos de seu empreendimento. 

E quando trazemos o planejamento estratégico para as obras comerciais? Estamos falando em uma descrição detalhada de cada fase do projeto. Seria algo mais próximo ao plano de negócios, na linguagem corporativa, mas com prazos e responsabilidades definidas. 

Se você não lembra, o plano de negócios é um documento que traz todas as estratégias necessárias para atingir os objetivos traçados no planejamento.

Aplicando-o à construção civil, seria a definição das ações necessárias, com os devidos prazos, em cada etapa do projeto. Ou seja, um plano de obras!

Plano de obras

O plano de obras é fundamental para uma construção eficiente, pois ele organiza o planejamento estratégico do projeto. É um procedimento fundamental que, quando feito corretamente, impacta positivamente na condução da execução.

Ele influencia na definição de sistemas construtivos e na contratação de mão de obra, na compra de materiais e nos métodos de financiamento do projeto.

De igual maneira, o plano é importante para determinar os prazos e alterar as estratégias quando for necessário. Aliás, sem um planejamento estratégico bem definido, é muito difícil contornar imprevistos.

Em uma obra, certamente há fatores que influenciam em seu andamento e provocam mudanças. Porém, com um plano bem traçado, as decisões tomadas diante do imprevisível estarão baseadas nos objetivos estratégicos da empresa.

Um ponto importante para destacar, caso ainda não tenha percebido, é que o plano de obras está inserido dentro do planejamento estratégico. E ele não define somente o que deve ser executado em cada momento. É preciso que os responsáveis pelo projeto consigam acompanhar o que está sendo feito. Todo planejamento depende de controle.

Assim, temos outro desdobramento desse planejamento, que é o controle de obras. Ele pode ser realizado de diversas maneiras. Na Binar, por exemplo, nós temos um diário de obras em tempo real. Nele, inserimos todas as informações necessárias para que os responsáveis e os clientes acompanhem o que está acontecendo no canteiro. 

É importante destacar que o controle é essencial para acompanhar as medições da execução, os gastos e os prazos. Com base em todas as informações, os profissionais conseguem controlar as ações, de modo que elas sigam o que foi proposto no plano. Assim, conseguem atingir o objetivo traçado no planejamento.

Avaliar a evolução do projeto e as entregas periódicas dentro do cronograma não é nada fácil. Por isso, mais uma vez destacamos a necessidade de ter parceiros importantes na hora de executar obras comerciais. Já pensou no prejuízo que um atraso ou que uma obra demorada pode causar ao seu negócio?

A importância do planejamento estratégico em obras comerciais

Ter visibilidade sobre cada etapa de um projeto de construção civil é muito importante para seu sucesso. Em obras comerciais, há ainda um fator agravante, que é o lucro do empresário. 

Uma reforma, por exemplo, pode inviabilizar as operações do negócio. E quanto mais tempo demorar a obra, mais tempo de paralisação das atividades. Isso significa que ele deixará de ganhar um montante significativo. O mesmo ocorre com a construção de espaços novos: o quanto antes puder entrar em atividade melhor.

Sem um planejamento estratégico para obras comerciais, é provável que haja atrasos, falta de material ou mão-de-obra, dentre outros cenários desastrosos. E mais: diante de um imprevisto, é basicamente impossível lidar com o problema e corrigi-lo rapidamente. Afinal, os gestores não conseguem encontrar o gargalo com rapidez por não ter visibilidade sobre o fluxo de trabalho. 

Diante desse contexto, podemos afirmar que o planejamento estratégico em obras comerciais é importante, pois:

  1. é o processo que permite a estruturação, o acompanhamento e a avaliação de todo o projeto;

  2. dá origem ao plano de obras, que especifica prazos, ações e responsáveis em cada etapa do projeto, além de guiar as atividades de todas as equipes envolvidas;

  3. ajuda a alinhar as ações com as necessidades e objetivos da empresa, permitindo uma análise de viabilidade do projeto de forma individual (cada etapa) e global;

  4. contribui para que os responsáveis pelas obras comerciais tenham previsibilidade para poder antecipar problemas e corrigi-los rapidamente;

  5. auxilia os gestores a tomar decisões mais precisas e coerentes com o objetivo estratégico da empresa e do cliente;

  6. oferece suporte para a gestão de mudanças, acompanhamento de custos e redefinição de prazos. 

Dicas para montar um planejamento estratégico em obras comerciais

Um bom planejamento estratégico de obras deve estar alinhado aos objetivos da empresa e do cliente. Quais são os resultados esperados? Houve um levantamento de informações para avaliar a concepção e a viabilidade do empreendimento, certamente. Mas deve existir uma constante atualização e o acompanhamento em tempo real por todos, desde a engenharia e suprimentos até o financeiro e a diretoria.

Mas essa é uma visão geral sobre o planejamento em obras comerciais. Por isso, demos a seguir algumas dicas essenciais na hora de elaborar seu plano. 

Contar com uma empresa especializada

Fazer obras comerciais é um grande desafio. Como apontamos, é preciso correr contra o tempo para executar o projeto no menor tempo possível. Dessa forma, a empresa retoma ou inicia suas atividades, dando vazão à sua produção. Para que tudo ocorra da melhor forma, um bom planejamento estratégico será fundamental. E isso só é possível com o auxílio de especialistas em obras comerciais.

Portanto, nossa primeira dica para montar um bom plano é ter uma equipe de construção civil afiada. Ela deve ter competência para executar projetos comerciais, mas também apresentar uma boa gestão de obras.

A Binar Construtora, por exemplo, é referência no nicho de Fast Construction. A execução de obras rápidas é o próprio negócio da construtora, que possui uma equipe preparada para um projeto de prazos enxutos. O planejamento feito por nossa equipe também é adequado a essa metodologia de construção e, claro, aos objetivos de nossos clientes.

Com auxílio especializado, é mais fácil elaborar um bom plano de obras.

Segmentar as obras comerciais em etapas

Durante a elaboração de planejamento estratégico de obras comerciais, muitos acreditam que o primeiro pensamento deve ser definir o orçamento de obras, considerando custos de materiais e mão de obra. Porém, isso não é totalmente verdadeiro. Sem dúvidas, é indispensável, mas, mais do que isso, é preciso especificar o que será consumido e realizado em cada fase. 

Portanto, nossa primeira dica é segmentar as obras comerciais em etapas, porque isso ajudará o gestor a ter visibilidade sobre todo o projeto. Especificar custos, prazos, material e mão de obra para cada fase será importante, mas faça isso conforme a estrutura de gerenciamento da empresa e da equipe é importante.

Na fase preliminar, teremos a sondagem, o projeto, a construção do depósito, a instalação provisória de água e energia, dentre outras ações. Em seguida, há a preparação do terreno, com fundação e estrutura. Alvenarias, cobertura e montagem de esquadrias vêm logo em seguida, e assim por diante. 

Ao segmentar as obras comerciais, você terá um orçamento completo, mas separado por fases. Isso auxilia a controlar melhor o dimensionamento de insumos, processos e prazos da execução do projeto. 

Outras dicas para montar um planejamento estratégico em obras comerciais

Além dessas duas dicas primordiais para montar um planejamento estratégico em obras comerciais, deixamos aqui outras para você considerar:

  • Organize a execução dos serviços para otimizar a gestão do projeto, garantindo a eficiência do trabalho, a menor ociosidade e a maximização dos resultados;

  • Entenda a essência do projeto para desenvolver um planejamento adequado, que permitirá ao gestor traçar estratégias para garantir a eficiência da obra;

  • Defina bem as diretrizes do projeto para propiciar um ambiente mais estruturado, com menor custo, recursos bem alocados e melhores resultados;

  • Analise as hierarquias para definir as atividades e favorecer o fluxo de trabalho, de modo a evitar gargalos e impasses durante a execução do projeto;

  • Adéque os processos dentro do prazo estimado, considerando inclusive eventuais ocorrências que possam atrasar a obra;

  • Analise a logística envolvida para garantir o bom andamento da obra, sem prejuízos financeiros à construção e atrasos;

  • Atente-se ao controle de custos para maximizar os lucros e evitar desperdícios.

Um bom planejamento estratégico para obras comerciais é o primeiro passo para ter sucesso na execução dos projetos. Ele é responsável por listar custos, prazos e responsabilidades em cada etapa, mas também por acompanhar o andamento delas.

Uma boa forma de não errar nesse planejamento é contando com o auxílio de especialistas, como a Binar Construtora. Veja a importância de contar com profissionais habilitados em obras comerciais!