Escolha uma Página

Ampliar os negócios ou mudar de localidade são situações que demandam um estudo de região para abrigar seu espaço comercial. Neste processo de pesquisa, uma dúvida muito comum aparece na cabeça do empresário: construir ou alugar? Existem vantagens e desvantagens para cada operação.

Em qualquer caso, será preciso fazer um planejamento para identificar o que é melhor para a empresa em curto e longo prazo. Qual escolha apresentará um melhor desempenho? Quais variáveis devo considerar em cada caso? 

Veja a seguir algumas considerações sobre construir ou alugar seu espaço comercial novo!

Analisando a viabilidade

Qualquer negócio envolve riscos. Para minimizá-los ao máximo, os gestores devem realizar uma análise profunda para tomar uma decisão racional. Quando falamos de construir ou alugar um espaço comercial novo, é fundamental analisar a aplicação de investimentos para viabilizar a operação. Em quanto tempo o retorno aparecerá? Existe uma boa expectativa de obter benefícios no futuro?

Imagine que sua empresa precise de um novo galpão logístico. Esse é um bom sinal de expansão das operações. Entretanto, será necessário ter estimativas do aumento da capacidade produtiva e do retorno financeiro. Essas variáveis serão contrabalanceadas com os custos previstos para a construção ou para o aluguel do espaço. 

No mesmo sentido, será preciso avaliar o comportamento do mercado também para determinar se a demanda justifica o aumento do espaço.

Esse pensamento deve ser aplicado na hora de pensar em construir ou alugar seu espaço comercial. A seguir, apontamos prós e contras de cada operação.

Quando devo alugar?

Vamos pegar novamente o exemplo do galpão que mencionamos. Em muitos casos, o empresário não possui capital inicial imediato para iniciar as obras. Ao mesmo tempo, a locação de um galpão é um processo mais econômico e pouco burocrático, já que os custos envolvidos são inferiores à construção. 

Esse fato torna a operação atrativa, especialmente por não demandar aplicação imediata de altos recursos financeiros. No mesmo sentido, diminui os riscos de não obter o retorno de investimento esperado.

Veja adiante algumas situações que motivam o empresário a alugar seu espaço comercial.

Quando não se tem capital de giro suficiente

Uma situação comum para empresas em fase inicial é a incapacidade de dispor de muitos recursos para comprar um espaço comercial. Os ganhos são quase integralmente voltados para custear as despesas do negócio. Por isso, a opção por alugar se torna a melhor saída.

Empresas com negócio estabelecido também podem passar por momentos de estagnação ou de geração de dinheiro insuficiente, que ainda não permite a construção de seu espaço comercial. Para elas, a locação também é a saída mais racional.

Em resumo, nestes casos, ainda não é possível equilibrar crescimento com fluxo de caixa, porque o capital de giro não é suficiente.

Quando a situação da empresa é instável

Em uma crise econômica como a atual, é natural que muitos negócios venham passando por dificuldades de sobrevivência. A ausência de um capital de giro suficiente pode agravar a situação. Por outro lado, há empresas que se destacam e crescem mesmo diante da crise, especialmente pela natureza da atividade econômica.

Seja qual for a situação, de crescimento rápido ou redução de tamanho, há muita instabilidade. Construir um novo espaço comercial neste momento é inadequado, porque em pouco tempo ele poderá não servir mais. O ideal é esperar a situação estabilizar e, enquanto isso, alugar um local.

Quando não há desejo de assumir a responsabilidade de ser proprietário

Em uma construção de espaço comercial, você é o proprietário do local. Isso significa arcar com todas as despesas referente ao imóvel. Manutenção periódica (reparos, limpeza, conservação), tributos, contas de todos os tipos são de sua responsabilidade.

Porém, quando se é locatário, alguns custos não são de sua responsabilidade. Você paga o aluguel, mas as despesas extraordinárias, voltadas para a manutenção da estrutura do imóvel, não serão suas. Eventuais problemas estruturais em telhado, redes elétrica e hidráulica, esgoto e outros são de responsabilidade do locador.

Os custos ordinários, relativos ao uso comum e diário do espaço comercial, serão seus. Mas as responsabilidades de ser proprietário não.

Por que não comprar um espaço comercial pronto?

Para adquirir um espaço comercial pronto para seu negócio, você deve ter muita sorte. Cada empreendimento exerce uma atividade econômica específica que pode não se adequar à sua. 

Uma loja de fast food, por exemplo, possui uma estrutura completamente diferente de uma loja de produtos para casa. É óbvia a discrepância entre os espaços. E mesmo que o empresário esteja disposto a realizar uma reforma, possivelmente terá um custo bem maior do que teria se construísse um espaço comercial completamente adequado.

Além deste ponto, comprar um espaço depende de disponibilidade. Com a crise atual, não há tantas dificuldades em se encontrar um imóvel em boas condições. Se considerarmos que muitos empreendedores colocaram um preço bem acessível, porque precisam da venda, é possível encontrar boas opções.

Mas, novamente, esbarramos na adequação. Será que este espaço comercial atenderá às necessidades da sua empresa? A não ser que você encontre algo do seu segmento, certamente não.

Se você precisa de um galpão logístico e encontra um galpão logístico adequado, ótimo. Terá uma vantagem ao comprar a propriedade, já que poderá estabelecer sua operação mais rapidamente após a conclusão da operação.

O cronograma do projeto de expansão não será comprometido. Com o espaço e a infraestrutura disponíveis, basta mover o estoque para o novo local e pronto.

Quando devo construir?

O empresário deve construir seu espaço comercial novo quando tiver recursos suficientes para bancar a obra corporativa. Esse é o ponto principal. Esses recursos não podem comprometer o capital de giro, inclusive.

Fazendo um paralelo com os motivos que te levar à locação de um espaço, a construção também se mostra como boa opção quando se tem uma situação estável e quando se deseja ser proprietário de um novo local.

Veja a seguir outras situações em que é recomendável construir seu novo espaço comercial.

Quando a localização do espaço comercial for fundamental

Encontrar a localização ideal do seu espaço comercial é algo difícil. Há casos em que você encontra somente um terreno à disposição para venda no local desejado. E por que não construir? 

Um espaço comercial em local estratégico contribuirá para aumentar as vendas, seja pela facilidade de acesso, pelo grande tráfego de pessoas ou pela redução de custos com a proximidade com fornecedores. 

Possivelmente, a melhor opção para ter o melhor negócio possível é construindo seu espaço comercial em um local privilegiado.

Quando você pretende aumentar o patrimônio da empresa

Além dos investimentos que uma empresa realiza no mercado financeiro, muitas optam por adquirir imóveis e ganhar com sua valorização no futuro. Ao mesmo tempo, outras pensam em construir seu próprio espaço comercial para aumentar o patrimônio da empresa a longo prazo. E não é só com a valorização do próprio imóvel.

Ter um espaço comercial próprio, como dissemos no início, é uma escolha racional que acontece após profunda análise. Empresários experientes sabem do melhor momento para construir um espaço, bem como das expectativas de retorno sobre o investimento. Em geral, a escolha só é feita quando há boa perspectiva de lucro.

E quanto maior o lucro, maior o patrimônio empresarial. Quem prefere alugar perde grande oportunidade de ampliar os bens e o valor do negócio.

Quando você precisa de um local completamente personalizado

Um espaço comercial pronto pode apresentar restrições que limitam sua capacidade de expansão e uso de maneiras diferentes. 

Novamente, vamos pegar nosso exemplo do galpão logístico. Para que ele atenda às suas necessidades, o espaço deverá ter infraestrutura interna completa, espaço para carga e descarga de veículos, estacionamento e outras funcionalidades. 

É possível encontrar um espaço adequado exatamente às suas necessidades? A não ser que seja o galpão logístico do seu concorrente, é pouco provável que encontre. Não seria melhor encontrar um terreno com fácil acesso a estradas e rodovias para construir seu galpão? Certamente.

Você pode estar pensando se a locação, neste caso, não seria mais indicada. Acreditamos que não. Por você não ser o proprietário do espaço, não poderá realizar as obras e serviços de adaptação que desejar. Não existe essa flexibilidade, a não ser que o proprietário concorde com as modificações.

E se você quiser aumentar a qualidade do prédio, trazendo padrões mais modernos de construção para seu espaço comercial? Poderá esbarrar na mesma questão se não for um espaço seu. Mesmo que você compre, é possível que o custo para a reforma não valha a pena.

Ao construir um espaço comercial, você consegue ter um local completamente personalizado.

 

Por tudo isso que apontamos, acreditamos que a construção de um espaço comercial é a melhor opção para quem tem os recursos financeiros em mãos. Uma das maiores dores do empresário, porém, é o tempo de construção. Esse fator pode afastar qualquer empreendedor de assumir uma obra.

No entanto, existe a metodologia Fast Construction, adotada pelas chamadas Construtoras Express, como a Binar, que é comprometida com a entrega de qualidade em um curto espaço de tempo. Existem obras entregues em cerca de 60 dias! Isso tudo porque há uma preocupação em colocar as operações em funcionamento o quanto antes.

Quer descobrir mais sobre obras rápidas? Conheça a Binar Construtora!